Preparar
a leitura antecipadamente (ler antes, observar e ensaiar, pensar no que vou
perguntar para as crianças...)
Preparar
o ambiente com a colcha de retalhos, almofadas.
Questionar
se as crianças sabem guardar segredos?
Então dizer-lhes que a professora tem um
objeto mágico que chama as histórias. Girar a mangueira, ela faz o som parecido
com o som do vento...
Pedir
para que as crianças fiquem com os olhos fechados e só escutem o som do objeto
mágico, o som do vento.
Apresentar
o livro que vamos conhecer “PÉ DE VENTO”, do autor André Neves.
Então,
com as crianças totalmente envolvidas com a história começar a ler o livro.
Um pé de vento é a história de Íris, uma menina que tem
um olhar muito atento para a natureza. Ela vê a árvore como uma
amiga, com quem passa o tempo e com quem conversa, e o vento,
como uma brincadeira. É uma narrativa-poema que fala do tempo
“mansinho” de ser criança.
Para a leitura do livro acrescentei a música "PÉ DE VENTO" " ÁRVORE COM VENTO" E "SEMENTES DO AMANHÃ", os poemas "O AR" de Vinícius de Moraes e "CATA-VENTO" e o trava-língua " O TEMPO".
A leitura foi feita explorando a narrativa do livro com entonação na voz, também utilizei os diferentes gêneros textuais com muito ritmo e instrumentos para abrilhantar essa belíssima história.
Após a leitura perguntar o que as crianças entendem sobre o título do livro.
Fazer a leitura do nome do autor, do ilustrador e da sinopse do livro.
Explorar a ilustração (capa e contra capa) mostra a gravura e solicitar que comentem o que estão vendo.
Ler para os alunos a biografia do autor e falar um pouco sobre o mesmo.
Mostrar através do Google, imagens do autor, bem como imagens de suas obras. Mostrar alguns de seus livros.
Apresentar alguns vídeos de entrevistas com o autor.
Entregar aos alunos uma folha com a biografia do autor para colarem no caderno.
Agora cada aluno escolhe uma parte do livro para ilustrar, vamos aprender um pouquinho com o nosso grande ilustrador André Neves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário