sexta-feira, 22 de novembro de 2013

OFICINA DE POEMA

  • Selecionei várias palavras que tinham o mesmo som final,(MEL,PAPEL,CÉU)colei essas palavras em gotas de chuva e pendurei em um lindo guarda-chuva que decorei com tecido.
  • Ao chegar na sala, abri o guarda-chuva encantado e solicitei que cada aluno escolhesse uma gotinha.
  • Cada aluno leu ao grupo as palavras contidas na gotinha que escolheu.
  • Solicitei aos alunos que escrevessem uma frase para cada palavra da gotinha, expliquei que as palavrinhas da gotinha deveriam ficar no final da frase.
  • Expliquei que juntos iríamos escrever um poema...
  • Exploramos juntos as possíveis rimas para as palavras que haviam nas gotinhas.
  • Então cada aluno escreveu uma estrofe contendo três frases.
  • Aqui postei algumas...
 
 
A MINHA GALINHA BOTA O OVO
MEU IRMÃO É NOVO
EU GOSTEI DO POVO.   (FABRICIO)
 
FICAR DE LADO
GOSTO DE COMER MELADO
DO HOMEM CALADO.  (  VITÓRIA)
 
 
EU GOSTO DE GATO
DO MENINO RENATO
QUE ANDA DE SAPATO.  (BÁRBARA)
 
 
EU GOSTO DE JOGAR BOLA
DESENHAR COM COLA
DE IR PARA A ESCOLA.  (  WILLIAN)
 
 
EU NÃO GOSTO DE MÃMÃO
EU COMO PÃO
EU DOU COMIDA PARA O LEITÃO.  ( GUILHERME)
 
CAÍ DA JANELA
DE COZINHAR NA PANELA
COMER BANANA COM CANELA. (JOÂO )

  • Expliquei que cada aluno havia escrito uma estrofe para o poema coletivo da turma.
  • Montamos o nosso poema, o título foi "BRINCANDO COM RIMAS"
  • Então li para a turma o poema que retirei as palavras da dinâmica das gotinhas "Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz ", de Otávio Roth.
'Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz' - Otávio Roth

Passarinho na janela,
pijama de flanela,
brigadeiro na panela.

Gato andando no telhado,
cheirinho de mato molhado,
disco antigo sem chiado.

Pão quentinho de manhã,
drops de hortelã,
grito do Tarzan.

Tirar a sorte no osso,
jogar pedrinha no poço,
um cachecol no pescoço.

Papagaio que conversa,
pisar em tapete persa,
eu te amo e vice-versa.

Vaga-lume aceso na mão,
dias quentes de verão,
descer pelo corrimão.

Almoço de domingo,
revoada de flamingo,
herói que fuma cachimbo.

Anãozinho de jardim,
lacinho de cetim,
terminar o livro assim.
  •  Trabalhei também com o poema "Duas dúzia de coisinhas à toa que deixam a gente feliz", pendurei os versos soltos no guarda-chuva e pedi que cada aluno escolhesse um verso para ler ao amigo, trabalhei a leitura em círculo
  • Depois de ler eles tinham que ordenar o poema.











  •  

Um comentário:

  1. PARABÉNS PROFESSORA, MUITO LEGAL SUA IDEIA PARA TRABALHAR COM POEMAS. VOU ADAPTAR PARA OS MEUS ALUNOS DO 5º ANO. AMEI!!!

    ResponderExcluir