MEDIDAS DE COMPRIMENTO
Disponibilizar uma cópia do poema “A Régua” da autora
Jacqueline Garcia, e propor à turma, que
faça a leitura do texto:
Leitura
coletiva e individual...
A RÉGUA
COM UMA RÉGUA NA MÃO
POSSO MEDIR QUASE TUDO COM PRECISÃO
A MESA, A PORTA, O BALCÃO..
.
E ATÉ MESMO O TAMANHO DO MEU DEDÃO
MAS EXISTEM ALGUMAS COISAS
QUE A RÉGUA NÃO MEDE NÃO
A TRISTEZA, A ALEGRIA
O AMOR, A COMPAIXÃO...
E OUTROS SENTIMENTOS DO CORAÇÃO.
JAQUELINE GARCIA
Colorir
as rimas e registrar no caderno.
Após a
leitura e apreciação do poema, organize os alunos de maneira que todos possam
refletir e discutir sobre algumas questões referentes ao texto. Por exemplo:
De qual
objeto de medida que o poema fala?
O que
podemos medir com a régua?
Você já
utilizou a régua? Onde?
Para que
serve a régua?
O que a
régua não consegue medir? Por quê?
·
Conversar com os alunos de maneira que percebam que
usamos a régua para medir pequenos comprimentos em centímetros.
·
Providencie réguas para todos os alunos para que
eles possam realizar as atividades de medições na sala de aula.
·
Organizar os alunos em duplas e peça para medirem
utilizando a régua alguns objetos escolares tais como: lápis; borracha,
caderno, canetinha, bolsinha.
·
Registrar as medidas dos objetos no caderno de
atividades.
CADERNO
LÁPIS
BORRACHA
LIVRO
COLA
AGENDA
TESOURA
CLIPS
- Explorar alguns instrumentos que utilizamos para medir: réguas, fita métrica, trena...
- vamos confeccionar uma fita métrica.
- cada alunos confeccionará a sua...
- Vamos medir todos os alunos e registrar no caderno.
ANA CLARA: 1,20 cm
GABRIELE: 1,30 cm
GUSTAVO ; 1,33 cm
JOÃO BERNARDO; 1,50 cm
LARA: 1,23 cm
MÁRCIO: 1,32 cm
MARIA CECÍLIA: 1,36 cm
MARIA EDUARDA: 1,35 cm
PABLO: 1,33 cm
RAISSA: 1,33 cm
STÉFANI: 1,39 cm
VICTÓRIA ; 1,44 cm
- Fizemos um gráfico com as medidas dos alunos.
- Resolução de problemas :
a) Qual a diferença entre a altura do João Bernardo e o Márcio?
b) Qual a diferença entre a altura da Victória e a Ana Clara?
- Estamos trabalhando o corpo humano, ossos do corpo humano.Então vamos medir alguns ossos que conhecemos e registrar no caderno
crânio:
fêmur:
rádio:
úmero:
coluna vertebral:
tíbia:
quadril:
- Trabalhamos com a comparação de algumas medidas, os pés , fêmur,crânio...
- Medimos também alguns objetos da nossa sala de aula:
altura da carteira:
largura da carteira:
altura da cadeira :
largura da cadeira:
altura do armário:
largura do armário:
altura da janela:
largura da janela:
altura da porta:
largura da porta:
altura da mesa da professora:
largura da mesa da professora:
livro didático:
lápis:
caderno:
borracha:
cola:
apontador:
- Escrevemos algumas medidas por extenso:
65 cm: sessenta e cinco centímetros
1,45 cm : um metro e quarenta e cinco centímetros
1,68 cm : um metro e sessenta e oito centímetros
- A professora de Educação física trabalhou com saltos em distância, fizeram registros no caderno.
- A professora de Artes trabalhou a modelagem do esqueleto com argila.
Nenhum comentário:
Postar um comentário