quarta-feira, 15 de junho de 2016

Atividades com a fita métrica " medidas de comprimento"

MEDIDAS DE COMPRIMENTO
Disponibilizar  uma cópia do poema “A Régua” da autora Jacqueline Garcia, e  propor  à turma, que faça a leitura do texto:
Leitura coletiva e individual...


A RÉGUA

COM UMA RÉGUA NA MÃO

POSSO MEDIR QUASE TUDO COM PRECISÃO

A MESA, A PORTA, O BALCÃO..
.
E ATÉ MESMO O TAMANHO DO MEU DEDÃO

MAS EXISTEM ALGUMAS COISAS

QUE A RÉGUA NÃO MEDE NÃO

A TRISTEZA, A ALEGRIA

O AMOR, A COMPAIXÃO...

E OUTROS SENTIMENTOS DO CORAÇÃO.

JAQUELINE  GARCIA

   Colorir as rimas e registrar no caderno.
   Após a leitura e apreciação do poema, organize os alunos de maneira que todos possam refletir e discutir sobre algumas questões referentes ao texto. Por exemplo:
   De qual objeto de medida que o poema fala?
   O que podemos medir com a régua?
   Você já utilizou a régua? Onde?
   Para que serve a régua?
   O que a régua não consegue medir? Por quê?
·        Conversar com os alunos de maneira que percebam que usamos a régua para medir pequenos comprimentos em centímetros.
·        Providencie réguas para todos os alunos para que eles possam realizar as atividades de medições na sala de aula.
·        Organizar os alunos em duplas e peça para medirem utilizando a régua alguns objetos escolares tais como: lápis; borracha, caderno, canetinha, bolsinha.
·        Registrar as medidas dos objetos no caderno de atividades.

CADERNO
LÁPIS
BORRACHA
LIVRO
COLA
AGENDA
TESOURA
CLIPS



  • Explorar alguns instrumentos que utilizamos para medir: réguas, fita métrica, trena...
  • vamos confeccionar uma fita métrica.
  • cada alunos confeccionará a sua...









  • Vamos medir todos os alunos e registrar no caderno.



ANA CLARA: 1,20 cm
GABRIELE: 1,30 cm
GUSTAVO ; 1,33 cm
JOÃO BERNARDO; 1,50 cm
LARA: 1,23 cm
MÁRCIO: 1,32 cm
MARIA CECÍLIA: 1,36 cm
MARIA EDUARDA: 1,35 cm
PABLO: 1,33 cm
RAISSA: 1,33 cm
STÉFANI: 1,39 cm
VICTÓRIA ; 1,44 cm

  •  Fizemos um gráfico com as medidas dos alunos.
  • Resolução de problemas :
a) Qual a diferença entre a altura do João Bernardo e o Márcio?

b) Qual a diferença entre a altura da Victória e a Ana Clara?



  • Estamos trabalhando o corpo humano, ossos do corpo humano.Então vamos medir alguns ossos que conhecemos e registrar no caderno
crânio: 
fêmur:
rádio:
úmero:
coluna vertebral:
tíbia:
quadril:












  • Trabalhamos com a comparação de algumas medidas, os pés , fêmur,crânio... 

  • Medimos também alguns objetos da nossa sala de aula:
altura da carteira:
largura da carteira:
altura da cadeira :
largura da cadeira:
altura do armário:
largura do armário:
altura da janela:
largura da janela:
altura da porta:
largura da porta:
altura da mesa da professora:
largura da mesa da professora:

livro didático:
lápis:
caderno:
borracha:
cola:
apontador:

  • Escrevemos algumas medidas por extenso:
65 cm: sessenta e cinco centímetros
1,45 cm : um metro e quarenta e cinco centímetros
1,68 cm : um metro e sessenta e oito centímetros

  • A professora de Educação física trabalhou com saltos em distância, fizeram registros no caderno.
  • A professora de Artes trabalhou a modelagem do esqueleto com argila.




Nenhum comentário:

Postar um comentário