sexta-feira, 14 de março de 2014

PESQUISA SOBRE AS ABELHAS

 
Hoje vivênciamos uma aula muito produtiva, ganhamos um favo de mel do seu Osório, esse mel foi retirado de uma colméia que havia no telhado da igreja católica. Então trouxemos para sala, fizemos uma pesquisa sobre as abelhas e depois nos deliciamos comendo o mel no favo.

Texto informativo que pesquisamos – Wikipédia

Uma abelha visita dez flores por minuto em busca de pólen e do néctar. Ela faz, em média, quarenta voos diários, tocando em 40 mil flores. Com a língua, as abelhas recolhem o néctar do fundo de cada flor e guardam-no numa bolsa localizada na garganta. Depois voltam à colmeia e o néctar vai passando de abelha em abelha. Desse modo a água que ele contém se evapora, ele engrossa e se transforma em mel. A maioria das abelhas transporta uma carga eletrostática, que ajuda-as na aderência ao pólen.
As abelhas tem cinco olhos. São três pequenos no topo da cabeça e dois olhos compostos, maiores, na parte frontal.
Uma abelha produz cinco gramas de mel por ano. Para produzir um quilo de mel, as abelhas precisam visitar 5 milhões de flores e consomem cerca de 6 a 7 gramas de mel para produzirem 1 grama de cera.
Uma colmeia abriga de 60 a 80 mil abelhas. Tem uma rainha, cerca de 400 zangões e milhares de operárias. Se nascem duas ou mais rainhas ao mesmo tempo, elas lutam até que uma morra. A abelha-rainha vive até 5 anos, enquanto as operárias vivem de 28 a 48 dias.
Apenas as abelhas fêmeas trabalham. Os machos podem entrar em qualquer colmeia ao contrário das fêmeas.


PESQUISA...

MEL NO FAVO...
Doação do seu Osório


Vivência e aprendizagem...

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo e nem ensino." (Paulo Freire)



GOSTOSURA!!!


Adicionar legenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário