PRÓ – LETRAMENTO
ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM
CURSISTAS: Vanderléia Jane da Cunha Gonçalves e Jeniffer Bernardo
Encontro: dia 03 de junho
Atividades do projeto
“DOCE DE LETRAS”
• Apresentar para as crianças a música: “Bichinhos de cordão”;
• No primeiro momento as crianças irão ouvir a música, depois a professora apresenta a letra da música no cartaz;
• Vamos fazer a leitura da música no cartaz, explorando a direção da escrita (da esquerda para a direita, de cima para baixo, espaçamento entre as palavras e os sinais de pontuação).
• Entregar para cada aluno um a cópia da letra da música digitada. Após a entrega vamos explorar alguns tópicos:
→ A música é constituída por versos e estrofes;
→ Número de versos;
→Número de estrofes;
→Acompanhar a leitura da professora utilizando os dedinhos.
→Pintar de amarelo os espaços entre as palavras da letra da música. (Dominar convenções ortográficas: compreender a orientação e o alinhamento da escrita portuguesa; Compreender a função da segmentação dos espaços em branco e da pontuação no final da frase).
• Cada aluno receberá uma folha com a letra da música fora de sequência, onde o mesmo deverá recortar e ordenar.
• Confeccionar os personagens da música com cordão. (Compreender diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas).
• Trabalhar com os alunos diferentes símbolos e tipos de letras. (Compreender diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas).
• Vamos construir dois painéis: um com diferentes símbolos e outro apenas de letras, utilizando-se de cordões coloridos. (Compreender diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas).
• Circular na letra da música as palavras que rima (chão – mão- cordão, elefante – barbante, bichão –camarão – bigodão). (Reconhecer unidades fonoaudiológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras etc.)
• Organizar as rimas no caderno em ordem alfabética. (Reconhecer unidades fonoaudiológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras etc.)
• Listar palavras da letra da música com as mesmas terminações: chão, não, mão, cordão, bichão, tão, camarão, bigodão. (Reconhecer unidades fonoaudiológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras etc.)
• Ditado de palavras retiradas da música com o alfabeto móvel. (Conhecer o alfabeto)
• Confeccionar um jogo da memória com os quatro tipos de letras. (Compreender a categorização gráfica e funcional das letras)
• Para finalizar, chegou à hora de jogar! (Compreender a categorização gráfica e funcional das letras)
• Escrever os nomes dos personagens da música (camarão cobra e elefante) com os quatros tipos de letras em fichas separadas. Em círculo os alunos deverão organizar as fichas com os mesmos nomes. (conhecer e utilizar diferentes tipos de letras)
LETRA DA MÚSICA
LÁ VEM A COBRA SE ARRASTANDO PELO CHÃO,
LÁ VEM A COBRA SE ARRASTANDO PELO CHÃO,
COITADINHA NÃO TEM PÉ E NÃO TEM MÃO.
DANADINHA É A COBRA DE CORDÃO.
DANADINHA É A COBRA DE CORDÃO.
OLHA O ELEFANTE COM RABO DE BARBANTE.
OLHA O ELEFANTE COM RABO DE BARBANTE.
OLHA O ELEFANTE COM RABO DE BARBANTE.
OLHA O ELEFANTE COM RABO DE BARBANTE.
QUE RABO FININHO PRA UM BICHÃO TÃO GRANDE.
QUE RABO FININHO PRA UM BICHÃO TÃO GRANDE.
COMO É QUE PODE, COMO É QUE PODE,
CAMARÃO JÁ NASCER DE BIGODE.
COMO É QUE PODE, COMO É QUE PODE,
CAMARÃO JÁ NASCER DE BIGODE.
ESSA NÃO, ESSA NÃO,
TÃO PEQUENININHO COM AQUELE BIGODÃO.
ESSA NÃO, ESSA NÃO,
TÃO PEQUENININHO COM AQUELE BIGODÃO.
AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES
O trabalho com a música é sempre muito prazeroso, tanto para os alunos como para mim professora, pois adoro trabalhar com música.
Quando as crianças ouviram pela primeira vez a musica “bichinhos de cordão” eles ficaram encantados com a sonoridade da música, e ficaram ainda mais maravilhadas quando eu pedi para que me acompanhassem fazendo a dramatização com um barbante.
As atividades foram aplicadas nesse contexto de fantasia, brincadeiras, dança,mímica e muita leitura.
Alguns alunos estão imersos nesse contexto, convivendo com adultos alfabetizados e com livros em casa e aprendendo as letras no teclado do computador. Eles fazem parte de um mundo letrado, de um ambiente alfabetizador. Outros não, onde a escrita e a leitura não é tão presente, mas aqui na sala de aula todos tem o mesmo acesso a leitura e escrita.
A alfabetização é uma etapa fundamental do desenvolvimento escolar das crianças, e essas atividades de “ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM” que apliquei seguindo as orientações do curso contribuíram muito neste processo.Pois eram atividades que os faziam pensar e compreenderem a escrita, no final dessa etapa os alunos já estão mais ousados em seu papel de leitores e escritores.
No livro Aprender a Ler e a Escrever, das educadoras Ana Teberosky e Teresa Colomer apontam que o desenvolvimento do aluno se dá “por reconstruções de conhecimentos anteriores, que dão lugar a novos saberes”.
Essa condição está presente nessas atividades que elaboramos. Em quase todas as atividades transparece a necessidade de abrir espaço para que a turma debata o que produz, permitindo que a reflexão leve a avanços nas hipóteses inicias de cada aluno.
O curso está contribuindo muito para o rendimento da minha turma, principalmente esses momentos de troca de experiências.
Oi
ResponderExcluirGostei muito dessa atividade.
Vou trabalhar com a minha turma.
Gostei so seu cantinho e te convido para conhecer o meu: www.lenarterapia.blogspot.com
Bjos
Lena
Muito bom! De quem é essa música? É domínio público? Onde encontrá-la? Grata,
ResponderExcluirESTOU PRECISANDO DESSA MUSICA E NÃO CONSIGO BAIXA VOCÊ PODE ME ENVIA O ÁUDIO DELA PARA jesuslsantos@hotmail.com
ResponderExcluirOLÁ....TEM ALGUM VIDEO OU AUDIO DESSA MUSICA ???
ResponderExcluirOi! Precisava do audio dessa música, tens como me mandar?
ResponderExcluirqueria o áudio desta musica
ResponderExcluir