quinta-feira, 3 de novembro de 2011

MÚSICA BICHINHOS DE CORDÃO

PRÓ – LETRAMENTO


ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM

CURSISTAS:  Vanderléia Jane da Cunha Gonçalves e Jeniffer Bernardo

Encontro: dia 03 de junho

Atividades do projeto

DOCE DE LETRAS”



• Apresentar para as crianças a música: “Bichinhos de cordão”;

• No primeiro momento as crianças irão ouvir a música, depois a professora apresenta a letra da música no cartaz;

• Vamos fazer a leitura da música no cartaz, explorando a direção da escrita (da esquerda para a direita, de cima para baixo, espaçamento entre as palavras e os sinais de pontuação).

• Entregar para cada aluno um a cópia da letra da música digitada. Após a entrega vamos explorar alguns tópicos:

→ A música é constituída por versos e estrofes;

→ Número de versos;

→Número de estrofes;

→Acompanhar a leitura da professora utilizando os dedinhos.

→Pintar de amarelo os espaços entre as palavras da letra da música. (Dominar convenções ortográficas: compreender a orientação e o alinhamento da escrita portuguesa; Compreender a função da segmentação dos espaços em branco e da pontuação no final da frase).

• Cada aluno receberá uma folha com a letra da música fora de sequência, onde o mesmo deverá recortar e ordenar.

• Confeccionar os personagens da música com cordão. (Compreender diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas).

• Trabalhar com os alunos diferentes símbolos e tipos de letras. (Compreender diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas).


• Vamos construir dois painéis: um com diferentes símbolos e outro apenas de letras, utilizando-se de cordões coloridos. (Compreender diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas).


• Circular na letra da música as palavras que rima (chão – mão- cordão, elefante – barbante, bichão –camarão – bigodão). (Reconhecer unidades fonoaudiológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras etc.)

• Organizar as rimas no caderno em ordem alfabética. (Reconhecer unidades fonoaudiológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras etc.)

• Listar palavras da letra da música com as mesmas terminações: chão, não, mão, cordão, bichão, tão, camarão, bigodão. (Reconhecer unidades fonoaudiológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras etc.)

• Ditado de palavras retiradas da música com o alfabeto móvel. (Conhecer o alfabeto)

• Confeccionar um jogo da memória com os quatro tipos de letras. (Compreender a categorização gráfica e funcional das letras)

• Para finalizar, chegou à hora de jogar! (Compreender a categorização gráfica e funcional das letras)

• Escrever os nomes dos personagens da música (camarão cobra e elefante) com os quatros tipos de letras em fichas separadas. Em círculo os alunos deverão organizar as fichas com os mesmos nomes. (conhecer e utilizar diferentes tipos de letras)



LETRA DA MÚSICA

LÁ VEM A COBRA SE ARRASTANDO PELO CHÃO,

LÁ VEM A COBRA SE ARRASTANDO PELO CHÃO,

COITADINHA NÃO TEM PÉ E NÃO TEM MÃO.

DANADINHA É A COBRA DE CORDÃO.

DANADINHA É A COBRA DE CORDÃO.


OLHA O ELEFANTE COM RABO DE BARBANTE.

OLHA O ELEFANTE COM RABO DE BARBANTE.

OLHA O ELEFANTE COM RABO DE BARBANTE.

OLHA O ELEFANTE COM RABO DE BARBANTE.


QUE RABO FININHO PRA UM BICHÃO TÃO GRANDE.

QUE RABO FININHO PRA UM BICHÃO TÃO GRANDE.


COMO É QUE PODE, COMO É QUE PODE,

CAMARÃO JÁ NASCER DE BIGODE.

COMO É QUE PODE, COMO É QUE PODE,

CAMARÃO JÁ NASCER DE BIGODE.


ESSA NÃO, ESSA NÃO,

TÃO PEQUENININHO COM AQUELE BIGODÃO.

ESSA NÃO, ESSA NÃO,

TÃO PEQUENININHO COM AQUELE BIGODÃO.



AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES

     O trabalho com a música é sempre muito prazeroso, tanto para os alunos como para mim professora, pois adoro trabalhar com música.
Quando as crianças ouviram pela primeira vez a musica “bichinhos de cordão” eles ficaram encantados com a sonoridade da música, e ficaram ainda mais maravilhadas quando eu pedi para que me acompanhassem fazendo a dramatização com um barbante.
     As atividades foram aplicadas nesse contexto de fantasia, brincadeiras, dança,mímica e muita leitura.
Alguns alunos estão imersos nesse contexto, convivendo com adultos alfabetizados e com livros em casa e aprendendo as letras no teclado do computador. Eles fazem parte de um mundo letrado, de um ambiente alfabetizador. Outros não, onde a escrita e a leitura não é tão presente, mas aqui na sala de aula todos tem o mesmo acesso a leitura e escrita.
      A alfabetização é uma etapa fundamental do desenvolvimento escolar das crianças, e essas atividades de “ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM” que apliquei seguindo as orientações do curso contribuíram muito neste processo.Pois eram atividades que os faziam pensar e compreenderem a escrita, no final dessa etapa os alunos já estão mais ousados em seu papel de leitores e escritores.
      No livro Aprender a Ler e a Escrever, das educadoras Ana Teberosky e Teresa Colomer apontam que o desenvolvimento do aluno se dá “por reconstruções de conhecimentos anteriores, que dão lugar a novos saberes”.
      Essa condição está presente nessas atividades que elaboramos. Em quase todas as atividades transparece a necessidade de abrir espaço para que a turma debata o que produz, permitindo que a reflexão leve a avanços nas hipóteses inicias de cada aluno.
      O curso está contribuindo muito para o rendimento da minha turma, principalmente esses momentos de troca de experiências.


















6 comentários:

  1. Oi
    Gostei muito dessa atividade.
    Vou trabalhar com a minha turma.
    Gostei so seu cantinho e te convido para conhecer o meu: www.lenarterapia.blogspot.com
    Bjos
    Lena

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! De quem é essa música? É domínio público? Onde encontrá-la? Grata,

    ResponderExcluir
  3. ESTOU PRECISANDO DESSA MUSICA E NÃO CONSIGO BAIXA VOCÊ PODE ME ENVIA O ÁUDIO DELA PARA jesuslsantos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. OLÁ....TEM ALGUM VIDEO OU AUDIO DESSA MUSICA ???

    ResponderExcluir
  5. Oi! Precisava do audio dessa música, tens como me mandar?

    ResponderExcluir